quarta-feira, 31 de agosto de 2016

PERCEPÇÕES ERRADAS














PERCEPÇÕES ERRADAS NUTREM RAIVA E MÁGOA


A percepção é a capacidade que o individuo tem de interpretar uma informação. As percepções podem ser: visual, social, musical, sensorial e extrassensorial, entre outros. As percepções que temos dos fatos que ocorrem nas nossas vidas vão direcionar nossos sentimentos e ações. Quando estamos diante de um fato, podemos percebê-lo de diversas formas, mas geralmente irá predominar um formato de interpretação. O problema reside quando temos uma interpretação equivocada ou distorcida do ato ou do fato, pois no momento em que interpretamos o ocorrido, vamos buscar provar para nós mesmos que o que deciframos é verdadeiro. Aqui está um grande problema!!!
Lembro que uma estória que ilustra uma percepção equivocada. Ana iria se casar com Oscar, e resolveu organizar toda sua festa de casamento sozinha. No dia do casamento, recebeu vários elogios sobre a festa. No final, o pai de Ana chegou para ela e disse: “Eu nunca imaginei que você fosse capaz de fazer uma festa tão linda”. Ana não percebeu aquelas palavras como elogio, mas como insulto. Ela entendeu que seu pai lhe chamou de incompetente. Como Ana percebeu aquele comentário como uma ofensa, fez surgir dentro dela os sentimentos de raiva e mágoa em relação ao pai.
Tudo leva a crer que a intenção do pai foi de elogio, e não de insulto. O grande problema está na falsa percepção dos acontecimentos. Nutrimos sentimentos negativos de forma muito desnecessária, porque percebemos muitos fatos equivocadamente. O mais grave é que acreditamos nos fatos equivocados, e que tentamos provar para nós mesmos que o fato ocorrido é verdadeiro.

Para mudar esta situação, devemos sempre considerar mais de uma interpretação em relação aos fatos. Devemos identificar possibilidades, questionar, esclarecer em caso de dúvida. No caso, Ana deveria se questionar quais as razões que pai poderia ter para chamá-la de incompetente justamente na sua festa de casamento. Ana poderia também ter esclarecido com o pai, já que interpretou que aquele comentário foi ofensivo. Se Ana tivesse avaliado melhor as possibilidades, certamente não teria alimentado raiva e mágoa em relação ao pai.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.