domingo, 2 de abril de 2017

POR QUE AS PESSOAS FALAM MAL DOS OUTROS?

Foto

Por que as pessoas falam mal dos outros?

Certa vez Amima, que era uma pessoa bastante preconceituosa, me perguntou que eu achava de Tibério. De acordo com o tom da pergunta e conhecendo Amima, fiquei certa de que ela estava me convidando para um bate papo negativo em relação à orientação sexual de Tibério. Sem pestanejar, disse a ela que não pensava nada e que não me achava no direito de pensar alguma coisa sobre a homossexualidade de Tibério, e como de qualquer outra pessoa, pois cada um sabe de sua vida. Amima me olhou como uma expressão de decepção, porque não pode contar com a minha participação nas suas investidas negativas em relação a Tibério. Amima estava tomada pelo “animus” da fofoca, e em menos de um segundo, sozinha, começou a falar mal de João. Amima precisava falar mal de alguém, porque sua própria vida estava insuportável.

No momento em que Amima investia usar seu tempo para criticar o outro, ela deixava de observar sua existência. Amima tinha baixa auto-estima, e inconscientemente para se sentir bem, falando mal dos outros, ela ocuparia sua mente, e ainda teria uma sensação falsa e momentânea de superioridade.

É muito mais fácil dar opinião ou criticar a vida dos outros, do que cuidar de si. No momento em que a pessoa começa gastar sua energia para falar mal das pessoas por causa de sua orientação sexual, religiosa, ou por qualquer outro motivo, ela está desperdiçando tempo que poderia ser investido no seu próprio desenvolvimento.

Lembre-se que toda vez que você estiver falando mal de alguém, você não está bem, e não está conseguindo lidar com seus próprios problemas. Falar mal dos outros ajuda a tirar o foco e energia das coisas que você precisa pensar e fazer na sua vida.

Pare de fugir de você mesmo.

Vire-se para você, coloque energia na sua vida, busque superar seus problemas e siga em frente nos seus projetos, porque tudo isso só depende de você mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.