domingo, 2 de abril de 2017

EFT NÃO É MÁGICA

Foto

EFT NÃO É MÁGICA. ENTENDA COMO A NEUROCIÊNCIA EXPLICA O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA LÍMBICO

Pelo que se sabe foram os Chineses que descobriram que o corpo possui pontos anatômicos que quando estimulados ativam certas regiões cerebrais, que por sua vez promovem o tratamento para cura de doenças físicas e emocionais.

A ativação dos pontos anatômicos através da acupuntura e acupressura têm sido utilizadas há mais de cinco mil anos na China, assim como no Japão e Coréia, principalmente. A Acupuntura já é uma Especialização da Medicina no Brasil desde 1995.

Quando estimulamos os pontos anatômicos através da técnica da EFT ativamos principalmente o Sistema Límbico Cerebral que é o local onde estão armazenados às emoções, impulsos e memória. Dentre as estruturas que constituem o sistema límbico, temos a amígdala e o hipocampo. A amígdala prima pelas emoções básicas como o medo e o instinto de sobrevivência. Já o hipocampo é o responsável por ser a sede principal da memória. O hipocampo atua em interação com a amígdala, por exemplo: o hipocampo faz você reconhecer uma pessoa pela ativação de sua memória, mas é a amígdala que vai lhe informar se você simpatiza ou não com aquela pessoa.

A amígdala tem função de detectar perigo no ambiente e se destina a preservar sua integridade física e emocional. Ocorre que o que a amígdala interpreta como perigo não é o que você conscientemente entende como perigo. Isso ocorre porque no seu sistema límbico armazena, principalmente no hipocampo e amígdala, todo seu o histórico de vida. Então, se você passou por um trauma na infância, por exemplo, e se algo no ambiente que você ouviu ou viu ou sentiu fez você lembrar inconscientemente ou conscientemente daquela situação do passado, sua amígdala entra em atividade para buscar uma resposta de luta e fuga, porque todo seu sistema quer lhe proteger.

Entretanto, como você não tem a real consciência disso, sua reação se manifesta através do estresse, tristeza, mágoa, raiva, frustração, ansiedade, compulsões, fobias, dores no corpo, doenças... Isso acontece porque a amígdala manda um sinal de perigo para o Ramo Simpático que se localiza no Sistema Nervoso Autônomo, que é responsável por responder a situações de estresse. Por isso que acelera os batimentos cardíacos, aumenta a pressão sanguínea, aumenta a concentração de açúcar no sangue e ativa o metabolismo geral do corpo. No momento em que a amígdala ativa o sistema simpático funções fisiológicas são requeridas sendo ativada a produção de hormônios, tais quais: cortisol, adrenalina, noradrenalina, entre outros.

Através da técnica da EFT, você estimula os pontos anatômicos que por sua vez enviam impulsos elétricos para a amígdala para que ela diminua sua ativação, e conseqüentemente isso vai proporcionar redução na produção do hormônio cortisol e o sistema nervoso vai se acalmando. O corpo começa a produzir endorfina que é o hormônio do bem estar e das boas sensações, que funciona também como um antídoto contra a adrenalina, noradrenalina e o cortisol.

Quando o hipocampo está ativado maciçamente por hormônios como a adrenalina, noradrenalina e cortisol, a memória não consegue ser re-codificada. Com a técnica da EFT se reduz a ativação da amígdala, dando espaço para produção de endorfina, momento em que se torna possível re-categorizar a memória em níveis mais profundos para libertação de sentimentos negativos, traumas ou situações perturbadoras, ansiedade, depressão, fobias, compulsões, raiva, mágoa, frustração, procrastinação, auto-sabotagem, dores no corpo e doenças.
tag

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.